quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Integrantes do Projeto Rádio Filó palestram na E. E Dom Miguel de Cervantes.



Nesse final de semestre a Escola Estadual Dom Miguel de Cervantes com uma forma diferente de avaliar seus alunos, desenvolveu uma seqüência de atividades com seus alunos/as, o mais interessante é que essas atividades são organizadas pelos próprios/as, muitas delas por alunos/as do 3° ano. A proposta é de encontrar profissionais para palestras sobre os temas escolhidos durante a gincana da escola.

Quem esteve lá na escola a convite dos Alunos do 3º G foi a Rádio Filó, convidada para falar sobre como é uma rádio e como foi à construção da mesma dentro de uma escola pública, ainda mais na região de Ermelino Matarazzo.

                                                                
O que os alunos não sabiam é que a Galera da Rádio Filó apresentaria mais que uma palestra de rádio e sim todo um contexto ligado à comunidade. Os integrantes que representaram a Rádio Filó nessa palestra (Chapéu, Aramel e Siri) iniciaram suas falas apresentando o “Cultura ZL” e logo após perguntando e explicando a diferença entre a Rádio, Rádio Comunitária e Rádio Comunitária Livre para, ai sim, falar como conseguiram transformar a rádio da escola Filomena Matarazzo em uma rádio comunitária livre a 103,9 FM. (hoje fora do ar)

No meio da palestra; que foi bem dinâmica, a galera da Rádio Filó sorteou 3 livros “Pelas Periferias do Brasil vol. 5” que contém uma história de um caso passado pela Rádio Filó contada pelo Chapéu.

Eles gostaram tanto que no mesmo dia os alunos do 3º E convidaram a galera pra voltar na quinta-feira (08) e lá estava a Rádio Filó novamente.


 Demos a mesma apresentação, mais sorteio de livros e dessa vez foi montado uma mesa com microfones onde a Rádio Filó fez uma simulação de rádio ao vivo entrevistando os próprios alunos e inserindo no meio dessas entrevistas música, vinhetas e outras gravações. Ao final da apresentação todos os alunos receberam o “Informativo Cultura ZL” e puderam conhecer um pouco mais da região e do trabalho desenvolvido pelos artistas locais.

Os alunos aprovaram a dinâmica e teve até professor participando, a Rádio Filó deixou um recado que em 2013 tem surpresa então aguardem...

Relato escrito pelo Uilian Chapéu, que durante muito tempo se dedicou, ao extremo, pelo funcionamento da Rádio Filó, atualmente faz parte do Projeto InformAtivo Cultura ZL e também do Coletivo Cultura ZL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário