Histórico

O Surgimento do Coletivo Cultura ZL.

Primeiro folder do Cultura ZL, que se chamava Cultura da ZL.


O Coletivo Cultura ZL surgiu no ano de 2010 quando alguns grupos artísticos culturais da região de Ermelino Matarazzo, situado na zona leste da Cidade de São Paulo, se juntaram para discutirem as agendas das atividades e também para o mapeamento das manifestações Culturais existem na região. No início eramos em quatro coletivos que faziam parte do grupo. Durante o processo de formação houve algumas mudanças estruturais.

No ano de 2011 o Coletivo promoveu algumas reuniões com o Poder Público (Subprefeitura de Ermelino Matarazzo) para saber sobre o andamento da implementação de uma Casa de Cultura na região. Das reuniões que participamos na Subprefeitura, nos foi afirmado que até o final do ano já teríamos a Casa de Cultura em funcionamento, porém até o momento não sabemos onde fica a Casa de Cultura e se o dinheiro, que estava encaminhado para a locação do espaço, foi efetivamente usado para os tais fins.

Após estas discussões, resolvemos manifestarmos nossas reivindicações nas ruas do bairro. Realizamos em 2011 nosso 1º Manifesto em Prol a Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo. Contamos com mais de 15 atividades artísticas e culturais realizadas por nós e por grupos convidados e companheiros, contamos com mais de 1.000 pessoas em nosso evento. Com certeza foi um momento muito rico para o Movimento e para a nossa luta.

Neste mesmo ano conseguimos - através da organização e articulação do Cultura ZL - uma parceria extremamente importante com a Secretaria Estadual de Cultura. O projeto das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo aconteceu em nossa região como Projetos Especiais. De fato foi tão importante assim pois nunca havíamos visto uma participação ativamente do Estado em nossa região no que se refere a Cultura.

No 1º semestre de 2011 foram aproximadamente 18 projetos contemplados, as oficinas foram realizadas em locais de parceiros como: Igrejas, Escolas, Entidades Sociais da Região e em Associações de Moradores, os cursos eram de diversas linguagens como: Teatro para Iniciantes, Teatro Infantil, Graffitis, Dj, Arte Plásticas, RPG, Customização de Roupas, Caricatura entre outras.

No 2º semestre conseguimos novamente a parceria com a Secretaria e tivemos 16 oficinas, desta vez outras linguagens artísticas entraram em cena: Oficina de Stencil e Graffiti, Oficina de Pirografia, Oficina de Audiovisual...

Após insensivas reuniões entre a Subprefeitura e também a Secretaria Estadual de Cultura não obtivemos a Casa de Cultura e mais uma vez fomos barrados por burocracias e também por pouca força de vontade do Poder Público de efetivamente inaugurar um espaço cultural para a Comunidade.

Folder do 2º Manifesto em Prol a Casa de Cultura


Com isso resolvemos, pela 2ª vez, realizar mais um Manifesto em Prol a Casa de Cultura, desta vez fomos impedidos de realizar o Manifesto pelo Guardas Civis Metropolitanos (GCM), e novamente replanejamos nossas atividades e realizamos de baixo de muito sol e de pouca chuva nosso 2º Manifesto em Prol a Casa de Cultura bem próximo do local do primeiro manifesto. Foram mais de 20 atrações no Parque Linear Francisco Menegolo com muita alegria. 


Circo, Dança, Graffiti em Portas, Fotografias, Poesias, Flash Mobile, Teatro, Poesia, Música...

A galera toda reunida na Praça reivindicando uma Casa de Cultura
Galera reunida no 2º Manifesto - 2011.


Com este Manifesto conseguimos poucos avanços - no que condiz a luta pela Casa de Cultura - assim como algumas mudanças dentro do Coletivo. Alguns grupos saíram do coletivo e outros começaram a adentrar e a lutar em prol a Casa de Cultura, assim como em outras lutas do coletivo: Discutir mais sobre as Políticas Públicas de Cultura para a região, a Reabertura do Teatro Flávio Império, Fomentação e articulação das produções artísticas do Coletivos que fazem parte do grupo assim como a divulgação dos eventos pré agendados.

Em 2012 o Coletivo Cultura ZL se reuniu para escrever um projeto para o Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura com o nome de InformAtivo Cultura ZL e o mesmo foi contemplado com o financiamento. 

Para saberem mais sobre este projeto é só ficar atento as informações deste blog que será postado todas as informações dos grupos culturais de Ermelino Matarazzo, assim como dos coletivos que fazem parte do Cultura ZL.

Para entrar em contato com Coletivo escrevam para:

culturazl@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário