segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lançamento do InformAtivo CulturaZL foi Show!

Ufaaaaaa, agora sim conseguimos achar uma brechinha nesta correria imensa para descrever, ou tentar escrever, sobre os últimos acontecimentos para nós do Projeto InformAtivo CulturaZL e também a sensação que tivemos ao percorrer pelas ruas, avenidas, becos, vielas, praças, enfim tudo aquilo que fizemos na comunidade neste último final de semana: 29/06 à 01/07.

Mas, antes de falar da Caminhada precisamos descrever também a sensação que sentimos ao Comunicar pra comunidade a nossa Existência, a nossa posição e principalmente nosso objetivo que é de InformAr e ComunicAr os/as moradores/as da região de que aqui exitem muitos/as artistas, grupos culturais de Arte e Cultura espalhados em todos os cantos, e que muitas vezes não encontram espaços para realizarem seus trabalhos, e que por este motivo tem que circular por outras quebradas, outras regiões e até mesmo em outras cidades.

Mas por enquanto vamos ficar apenas no Lançamento; pois tempo para nós não é o problema, teremos muitos minutos e segundos para descorrer neste assunto de espaço, cultura, valorização e circulação.

O Lançamento do InformAtivo CulturaZL aconteceu no último dia 30/06 no centro de Ermelino Matarazzo, por coincidência nossa atividade calhou de ser no mesmo dia da Virada Esportiva, organizado pela Secretaria de Esportes da Cidade de São Paulo com total apoio da Sub Prefeitura de Ermelino Matarazzo, enquanto que para o nosso projeto a distância ainda é nítida e notória.

Mesa do lançamento do InformAtivo CulturaZL.


Uma das coisas que mais surpreendeu foi a aproximação de algumas pessoas que circulavam na praça e vinham saber o que estávamos fazendo ali. Deixamos um caderno a disposição, espécie de Livro de Bordo para que quem quiser deixar alguma mensagem para nós será de excelente documento.

Comunidade Presente no lançamento.

O evento começou as 16 hs com muita agitação e apresentação do Grupo doBalaio. A galera apresentou, em primeira mão o número circense: Aqui (Não) Pode Tocar! para a comunidade de Ermelino Matarazzo. E como a galera curtiu e deu risada, quem dirá as crianças que estavam lá presentes.

Preparação do Grupo doBalaio.

E a galera só na expectativa.

Além da apresentação de Circo, tivemos uma Exposição Fotográfica chamada: Do Outro lado da Ponte do fotógrafo Jonatha Cruz. Com um varau armado entre uma árvore e outra no Parque Linear Francisco Menegolo as fotos ficavam balançando ao léu do vento que voprava no parque, além das camisetas que continham escritas como: "Eu Nunca tive Bicicleta nem Vídeo-Game...".

Exposição Fotográfica.

Durante a apresentação doBalaio oficializamos o lançamento do InformAtivo CulturaZL, durante este momento muitas pessoas pegaram nosso trabalho e elogiavam a estrutura, o colorido, a proposta ousada de levar estas informações para Ermelino Matarazzo aidna mais com uma cara jovem, divertida e provocativa.

Ao término da apresentação, o nosso hermano Leandro Hoehne pediu a palavra e disse:

"Para nós é muito importante começar a realizar este trabalho aqui, em nosso comunidade pois daqui pra próxima semana iremos viajar pelas cidades do Interior de São Paulo e de Minas Gerais. Fazer esta apresenção em nossa casa, entre nossos familiares, amigos e comunidade é muito importante para reafirmarmos que aqui existem muitos artistas, muitos produtores de arte e de cultura, fazer isto também no mesmo dia do lançamento do Informativo CulturaZL é de extrema importância pra todos nós..." E assim foram faladas muitas palavras de elogio e também de questionamentos ao Poder Público para comeaçar a: "Olhar para nós da região".

Quem disse que aqui não tem Arte e Cultura, quem???

Realmente não sabíamos que seria assim, tão impactante e ao mesmo tempo surpreendente.

Gostariamos de agradecer imensamente a galera do Grupo doBalaio pela apresentação memorável e histórica em nosso quebrada, ao fotógrafo Jonatha Cruz que trouxe para nós seu olhar sobre as comunidade de São Paulo além da interação que obteve de seus trabalhos com o público local, a todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente no InformAtivo CulturaZL, aos coletivos que colaboraram mandando suas informações para ter no conteúdo do nosso trabalho além das tantas outras que nos ajudaram neste trabalho.

Em especial:

A equipe toda do Projeto: Carla Soares pela paciência e acompanhamento de todo o processo de construção do InformAtivo, Ítalo Raphael pelo belo trabalho artístico do InformAtivo pelas ideias trocadas e atropeladas também pois assim crescemos muito, vc é um cara que tem futuro e apostamos nisto, Todyone que nos prestigiou com sua Tirinha hiper animada e questionadora, pois a Arte é isto ela tem este dom de questionar as coisas que aparentam estar Evidentes em nosso cotidiano, questionar é preciso, ao Uilian Chapéu pela correria de organizar tudinho, a estrutura a logística, o cronograma e principalmente a interação com os coletivos e grupos da região, isto é fundamental para o andamento do projeto pois sem planejamento a coisa pode andar capenga demais, kkkk. E a todas as pessoas que nos ajudaram divulgando, compartilhando o lançamento nas redes sociais e etc... Nosso Muito Obrigado.

Equipe do InformAtivo CulturaZL.

É isso, e se preparem pois isto é apenas o começo, a BATALHA APENAS COMEÇOU.

PORTANTO: 

AGUARDEM!!!
AGUARDEM!!!
AGUARDEM!!!

A GANGUE.

Texto: Vander xCHEx.

2 comentários:

  1. Foi tudo muito lindooo!!!

    Este é só o começo...

    Ermelino Matarazzo aí vamos nós!!!

    ResponderExcluir
  2. Estamos juntos nesta corrente de alegria, luta e conquista.

    É apenas o começou de muitas coisas que acontecem a mais de 20 anos.

    Vamos que vamos.

    ResponderExcluir