quarta-feira, 4 de julho de 2012

Distribuição do 1º InformAtivo Cultura ZL foi assim: Lindo Demais.

O que descrever do último dia 01/07 de 2012, em pleno Domingão de sol ardendo na cabeça com uma vontade de estar em outro lugar, fazendo qualquer coisa menos numa praça às 10:00hs da manhã?

Início na Praça/Parque Linear Francisco Menegolo.

Pois bem, vamos ver se consigo explanar tanta emoção, aventura, curiosidades, conhecimento e pertencimento de um espaço, de um bairro, de uma comunidade gigante que é Ermelino Matarazzo.

Conseguimos formar uma equipe de 13 pessoas para nos ajudar na Distribuição do InformAtivo Cultura ZL nas residências que ficam no bairro. Após um bate papo com a galera, nos subdividimos em 4 turmas para fazer a caminhada pelas ruas, avenidas, becos e vielas... E quantas vielas que foram descorbertas até mesmo por pessoas que sempre moraram aqui.

Abrindo o pacote dos InformAtivo.

Com muito cebo nas canelas, garrafinhas de água abastecidas e com uma imensa vontade de completar 80% do percurso feito nos mapas que foram distribuidos para as turmas, saimos da Praça e Parque Linear Francisco Menegolo com o intuito de Informar e Comunicar as pessoas de que aqui existem muitas atividades culturais, cursos de teatro, dança, música, de que aqui temos Grupo de Circo, Coletivos de Artes Visuais como Graffiti e etc.

E começa a caminhada.

Na caixinha do correrio.

Vamos que Vamos.

A primeira impressão das pessoas que nos recebiam nas ruas era de espanto e ao mesmo tempo de desprezo, muitos não sabiam do que se tratava o folhetinho, o panfleto. Quando algumas pessoas abriam em nossa frente elogiavam o trabalho, perguntavam onde ficava os espaços, foi um momento único de contato com a comunidade e principalmente com este universo dinâmico e diverso.

E as pessoas se interessam, não é mesmo?

Por que será?

Distribuir o que acreditamos, passar pra frente uma mensagem diferente, fazer aquilo que ninguém fez antes e o mais da hora de tudo isso: Conhecer onde se Mora, se Reside, Se descansa depois de um dia corrido isto absolutamente não tem Preço. 

Ainda mais quando encontramos pessoas especiais e que estão ali por algum motivo, não financeiro ou algo parecido, mas estão ali atrás de algo significativo para sua vida. Letícia, esta é pra você menina linda, que chegou a nós cheia de vergonha mas que teve uma disposição de nos ajudar sem remeter a quem.

Jovem Letícia, nossa companheira.

Queria dizer a todas as pessoas que passam por aqui e leem nossas postagens que já conseguimos ver alguns resultados. Algumas pessoas da comunidade já entraram em contato conosco para saber mais sobre: Cursos, Palestras, Atividades Culturais, enfim querem saber o que tem e o que não tem onde moramos. Se isto é bom ou não, infelizmente não sabemos, mas só o fato de InformAr a comunidade sobre o que fazemos - muitas vezes sem ajuda nenhuma do Governo Estadual/ Municipal - já é de bom tamanho e significância.

Após o término da caminhada no bairro, pegamos algumas falas das pessoas que nos ajudaram na distribuição, quem tiver afim leia ai:

"Nossa, eu não sabia que Ermelino Matarazzo era tão grande, muitas casas, muitas pessoas. Me surpreendi hoje pois conheci espaços que nunca imaginei que tivessem, e olha que sou moradora daqui desde sempre!" Viviane -  17 anos;

"Meu, andamos que nem camelo, um sobe e desce, vai pra lá volta pra cá... Mas ai, valeu a pena." Todyone - 28 anos;

E podm ficar tranquilos e tranquilas galera, pois este foi apenas o 1º InformAtivo distribuído nas residências, ainda teremos mais 3 para lançar e fazer o mesmo trampo.

Lá está.

Agradecimentos:

Gostaríamos de agradecer as pessoas que dispuseram de seu tempo de domingo para caminhar conosco: Alan Vitor (Alvico), Alzamir Externad, Carla Soares, Letícia, Ítalo Mo.Fya, Todyone, Vinícius, Paulo Camargo, Ricardo Cardoso, Laís Cardoso, Viviane F. Guedes, Uilian Chapéu, Vinícius (VINY) e Vander C Guedes (xCHEx).

Aos coletivos:

Periferia Invisível, Os Mesquiteiros, Grupo doBalaio, Muros que Gritam..., Slam da Guilhermina, Samba no Asfalto e RPG - Ferramenta Alternativa.

Pois Juntos somos mais.

Texto: Vander xCHEx.

Um comentário:

  1. Foi lindo demais mesmo!!!

    Descreveu muito bem Vander, foi uma experiência muito rica para nós.

    Parabéns a todos/as!!!

    E vamos que vamos, por este é apenas o 1° InformAtivo Cultura ZL.

    Uhuuuuuuuuuu....

    ResponderExcluir